quinta-feira, 23 de julho de 2009

FOTOGRAFIA EM PRETO E BRANCO

A fotografia nasceu em preto e branco, mais precisamente como o preto sobre o branco, no início do século XVI[16]. Desde as primeiras formas de fotografia que se popularizaram, como o daguerreótipo - aproximadamente na década de 1823 - até aos filmes preto e branco atuais, houve muita evolução técnica e diminuição dos custos. Os filmes atuais têm uma grande gama de tonalidade, superior até mesmo aos coloridos, resultando em fotos muito ricas em detalhes. Por isso, as fotos feitas com filmes PB são superiores as fotos coloridas convertidas em PB.

FONTE: wikpedia

HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
























Durante a história, pessoas foram agregando conceitos e processos que deram origem à fotografia como a conhecemos. O mais antigo destes conceitos foi o da câmara escura, descrita por Giovanni Baptista Della Porta, já em 1558, e conhecida por Leonardo da Vinci que a usava, como outros artistas no século XVI para esboçar pinturas. A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judéia. Outro Francês, Daguerre, descreveu seu processo de revelação à Academia de Ciências e Belas Artes, na França e logo depois requereu a patente do seu invento na Inglaterra. A popularização dos daguerreótipos, deu origem às especulações sobre o "fim da pintura", inspirando o Impressionismo. No Brasil, o francês radicado em Campinas, São Paulo, Hércules Florence conseguiu resultados superiores aos de Daguerre, pois desenvolveu negativos. Contudo, apesar das tentativas de disseminação do seu invento, ao qual denominou "Photographie" - foi o legítimo inventor da palavra - não obteve reconhecimento à época. Sua vida e obra só foram devidamente resgatadas em 1976 por Boris Kossoy.
A fotografia então popularizou-se como produto de consumo a partir de 1888 com a introdução da câmera tipo "caixão".
A discussão sobre se a fotografia é arte ou não é longa e envolve uma diversidade de opiniões. Tem de haver sensibilidade, registrando um momento único, singular. O fotógrafo recria o mundo externo através da realidade estética.


Fonte: Wikpedia

quinta-feira, 9 de julho de 2009

SULLIVAN












1840-1882
Foi atraido pela expansão das fronteiras americanas.

NADAR















1820-1910
Retratou os personagens de sua época. Focava as características contidas nos gestos, rosto e expressão do corpo.

MATHEW BRADY











1823-1896

Retratou a guerra civil americana.

LEWIS HINE














Dedicou-se a fotografia em 1905, para divulgar a miséria dos imigrantes europeus.

ALPHONSE MUCHA










1860 - 1939
Artista gráfico da Art Nouveau.
Utilizou a fotografia como estudo
social e ilustração.

LES KRIMS
















Nasceu em 1943

DUANE MICHAELS





















Nasceu em 1932.

DIANA ARBUS














1923 - 1971.

ART KANE











Nasceu em New York, em 1923.
Relata mudanças socias e políticas de sua época.